



Cidades

O que levar
Item indispensável nessa viagem é o tênis mais confortável que você tiver. As cidades italianas tem centros históricos com ZTL (Zona de Tráfego Limitado) e os italianos tem o costume de fazer a “passegiatta” ou seja, tudo a pé.
​
Outro item é o cadeado de bolsa/mochila. Estaremos no final do verão e as pickpockets atacam rsrs.
​
Uma garrafinha de água bem leve é um item que cai bem porque na Itália é bem comum ter fontes de água minerais pelas cidades.
Compras
A maioria das lojas fornecem o tax free. Algumas pedem um valor mínimo de compra. No último destino antes de sair da europa na volta, chegue mais cedo ao aeroporto, leve todas as compras na mala de mão pois será necessário mostrar ao agente alfendegário para poder receber o reembolso que pode ser feito na hora em espécie ou na fatura do cartão de crédito.

Florença
Florença é nossa cidade preferida e temos certeza que vocês irão se apaixonar. É uma cidade fácil de se locomover, pois tudo é perto e pode ser feito a pé! Sugerimos pelo menos dois dias para aproveitar as principais atrações
​
As duas principais galerias merecem visita:
​
Galleria degli Uffizi onde podem ver obras famosas como o Nascimento de Vênus de Botticelli e Doni Tondo de Michelangelo (único painel acabado do artista que sobreviveu). É necessário reservar com antecedência
https://www.uffizi.it/en/the-uffizi
Piazzale degli Uffizi | +39 055 294 883
A Galleria della Academia é bem menor que a anterior e vale a visita pela sua obra mais famosa: o incrível Davi de Michelangelo.
https://www.galleriaaccademiafirenze.it
Via Ricasoli, 58/60 | +39 055 098 7100
A Duomo de Florença ou Catedral Santa Maria del Fiore dispensa comentários. Sua entrada é gratuita (menos a parte da cúpula que pode ser comprada a parte no site) mas sugerimos chegar cedo pois há fila, além disso, lembre-se de cobrir os ombros e joelhos.
Logo na frente dela, vocês podem encontrar as portas do paraíso do bastistério de São João. Um pouco mais a frente, caminhando pela Via Roma chegue até a Piazza Della republica onde tem um lindo carrossel e a cafeteria mais antiga de Florença (1733), chamada Gilli.
​
Dica: o preço dos alimentos muda se forem consumidos no balcão ou se forem pedidos ao garçom em uma mesa.
​
Ali perto, temos a escultura da Porcelina e um mercado de couro. Por falar em mercado, o Pegna é um dos mais antigos e famosos da região.
Via dello Studio, 26R | Instagram: @pegnafirenze
Continuando o passeio, vá até a Piazza Della Signoria onde encontra-se a Fontana de Neptuno, outro ponto turístico maravilhoso e réplicas de outras famosas esculturas como Davi de Michelangelo e Perseu com a cabeça da Medusa. Logo atrás da fonte, do lado direito, tem uma fonte com água potável gasosa gratuita (amamos rs).
​
Passear na ponte Vecchio é outro programa encantador, atravesse ela para chegar do outro lado da cidade e procurar pelas portas de vinho e apreciar vinho enquanto anda pelas ruas de Florença e se depara com as suas lojas de alfaiataria, couro, sapato, toalhas de mesa de linho e perfumarias.
​
Para finalizar o dia com chave de ouro, vá até a Piazza Michelangelo para aproveitar a vista da cidade e o pôr do sol.

San Gimignano
San Gimignano é uma cidade histórica, toda murada e conhecida como a Manhattan medieval por suas mais de 70 torres.
​
Os carros não entram então cheguem cedo para garantir uma vaga. Em uma manhã inteira é possível visitar toda a cidade.
A cidade conta com quatro estacionamentos principais: P1, P2, P3 e P4. O mais perto do centro é o P2, mas é também o mais cheio. Na placa indicativa, há o número de vagas disponíveis, então fica fácil saber onde tem vaga. São todos 24 horas.
P2
-
Valor médio: 16 euros
-
Onde fica: Via Dei Fossi, 1 San Gimignano.
Parcheggio Ascensore Per Il Centro Storico
-
Valor médio: 16 euros
-
Onde fica: Via Fontibona, 12 San Gimignano.
Logo na entrada, as lojas já chamam atenção: salame, queijos, azeites, trufas, azeitonas e louças pintadas a mão são alguns itens que valem a compra.
​
Nessa rua também tem o museu da tortura com ingresso vendido na hora. Chegando no centro da cidade, na Piazza della Cisterna onde pode ser o visto o poço medieval principal da cidade, temos a famosa gelateria Dondoli (já foi eleita melhor do mundo) que vale a pena provar os sabores exóticos como crema di Santa Fina (açafrão), Zabaione di Vin Santo (famoso doce italiano) e Curva Fiesole (ricotta de ovelha e blueberries).
Confira os sabores do dia em www.gustidelgiorno.it
Piazza Della Cisterna, 4 | Instagram: @gelateriadondoli_official
​
Depois disso, vale a pena explorar a cidade que é pequena em busca das vistas maravilhosas da Toscana:
- Rocca di Montestaffoli
- Punto panoramico

Siena
Siena é uma cidade como San Gimignano porém um pouco maior. Sugerimos o parcheggio stadio que fica localizado na Viale dello Stadio 3 Parking para deixar o carro e entrar na cidade murada. A sua piazza principal se chama del Campo e é famosa pela atração o Palio di Siena (corrida de cavalos histórica que até hoje acontece 2 vezes por ano).
Sua Duomo é paga para entrar (21 euros) e você pode comprar os tickets no site omniaforitaly.org
Mas como a Leticia gosta mesmo é da comida, nosso restaurante favorito foi o “La Vecchia taverna”. Pedimos o risoto trufado que é espetacular
Via di Beccheria, 9 | Instagram: @taverna_di_bacco